sexta-feira, 25 de novembro de 2011

11. Arte Marcial ou Desporto?

Eis um assunto que tem dividido inúmeros instrutores de Karate! 
O Karate, afinal, é uma "Arte Marcial" ou um "Desporto de Combate"?
Para começar o meu comentário sobre esta questão, é necessário que sejamos capazes de entender alguns conceitos básicos.
Em primeiro lugar, o que é "Arte Marcial"?
Sem perder tempo em divagações filosóficas, afirmo que existe dois tipos de Artes Marciais:
1. Artes Marciais "ocidentais"
2. Artes Marciais "orientais"
E ambas apresentam conceitos completamente diferentes!
É justamente aqui que os instrutores perdem-se em discussões um tanto sem sentido porque não conseguem separar uma e outra Arte em particular, atirando ambas definições "no mesmo saco" como se tudo fosse uma coisa só.
Vamos então ver ambos os conceitos e tirar as nossas próprias conclusões.


ARTES MARCIAIS OCIDENTAIS.
O nome vem do Deus romano MARTE que era o Deus da Guerra. Tudo referido a combate, militarismo, guerra, campo de batalha, confrontos... ou seja, "belicismo" era tudo com ele mesmo!


ARTES MARCIAIS ORIENTAIS.
"Artes Marciais" para o povo oriental é originalmente expresso através dos seguintes ideogramas 武術 (lêem-se estes dois ideogramas WÛSHÙ em Chinês, MUSUL em Coreano e BUJUTSU em japonês). Traduzindo literalmente os dois ideogramas, este significam "Artes Militares" (em qualquer um dos três idiomas mencionados).

Mas o que significa "Militarismo" no conceito oriental?

Temos então que decompor o ideograma 武 wû / mu / bu - "Militarismo".
O ideograma 武 está dividido em dois outros ideogramas (transcrições em Chinês, Coreano e Japonês respectivamente):


戈 - Ge / gwa / ka - Alabardas, machados, armas.
止 - Zhî / ji / shi - Parar.

Basta, então, adicionar o segundo ideograma 術 shù / sul / jutsu - "Arte" - para termos a "idéia" do que "Artes Marciais" significam para o povo oriental. Ou seja, por "arte militar" os orientais entendem "uma forma de para as armas dos inimigos" ou "uma forma de parar um combate ou hostilidades".

Conceitos completamente diferente, não?

Bem, não vou continuar a "bater no ceguinho", pois qualquer um já pode imaginar alguns conceitos associados às "Artes Marciais" e ver que a coisa não é apenas uma questão de "combate e porrada" simplesmente (no caso do Deus Marte), mas uma questão de evitar o combate e manter a paz na sociedade - no contexto oriental... 
Assim sendo, ser versado no diplomacia / diálogo e possuir um poder "militar" superior através do treino da arte de combater também poderia assegurar tal tranquilidade social. 

Sendo específico no caso do Karate, este sendo uma das artes marciais orientais, o conceito a ser aplicado deveria ser - consequentemente - "Arte Marcial Oriental", que visa evitar o combate ao máximo, mas estando preparado para usar o poder bélico para manter a paz social. 

Estes erros de interpretação de conceitos marciais são amplamente difundidos através de autores que têm até um certo grau de notoriedade, mas que dificultam a real compreensão do assunto em questão. 

Prosseguindo... Numa segunda fase deste mesmo assunto, novamente, é necessário entender o contexto de desenvolvimento histórico das artes marciais japonesas (o Karate incluído) no caminho da sua evolução natural.

"Após a Restauração Meiji (Meiji Ishin 明治維新 - 1868) o conteúdo das artes marciais mudou enormemente, refletindo o fato de que elas não mais deveriam ser utilizadas em combate e que já não eram de treino exclusivo da classe guerreira. Refletindo esta nova circunstância, o Bujutsu 武術 foi substituido pelo termo Budô 武道, implicando que deveria ser treinado mais sob princípios espirituais do que para o combate.
(...)
Depois da Segunda Guerra Mundial, houve a necessidade de modificar certas visões das artes marciais e (mudar) a ênfase de artes práticas com objetivo de defesa nacional para desportos que conferem maior harmonia e universalidade.

Em JAPÃO - PERFIL DE UMA NAÇÃO.
Publicado pela editora KODANSHA INTERNATIONAL
1995 - Página 324."

Historicamente, quando os -Jutsu  passaram a -Dô , o militarismo samurai antigo  - característico dos séculos anteriores - foi definitivamente extinto, passando o treino marcial a ser feito de forma a dar maior difusão e alcance popular das "Vias Militares" / "Caminhos militares", mantendo - de certa forma - a ordem social vigente no Japão da época. 

E é assim que as "Artes Marciais" devem ser treinadas nos dias de hoje! Sem o militarismo historicamente extinto, mas como via de aperfeiçoamento humano.

Ou seja, aqueles instrutores que teimam em dizer que "na minha escola treina-se o Bushidô", "somos guerreiros", "o treino do karate é feito como se de um treino de samurai se tratasse."... um militarismo estupidamente exacerbado é característica de quem não sabe absolutamente nada do que ensina a nível de cultura real japonesa... em alguns casos com graduações que definitivamente não condizem com o conhecimento efetivo (quantitativa e qualitativamente).
São pessoas medíocres que passam uma visão completamente errada do Karate apenas com propósito de auto-promoção e de promoção de valores que eles "julgam" ser "tradicionais". 
Estes indivíduos simplesmente não se conseguem aperceber das figuras ridículas e patéticas que fazem diante daqueles que realmente conhecem o verdadeiro Karate e a sua evolução histórica. Ou acreditam que um mestre japonês - ou qualquer outra pessoa que tenha conhecimento efetivo sobre Karate -  não sabe a diferença entre a realidade e o ridículo? Entre o Karateka e o palhaço.

A pergunta - depois de entendermos o que é "marcial" para os orientais - é:

"O Karate é uma Arte Marcial ou um Desporto de Combate?"

Vamos, muito rapidamente, repassar conceitos elementares:

1. As artes marciais japonesas atuais são Budô.
2. Budô significa "Vias ou Caminhos militares".
3. "Via / Caminho Militar" no sentido japonês significa "As vias para se PARAR um combate ou hostilidade".
4. "Parar um combate ou hostilidade" significa que o acesso a um potencial conflito - que pode eventualmente escalar em confronto - deve ser feito em primeiro lugar diplomaticamente ou - no caso de esta opção falhar - através de exércitos (a nível de nações) ou "através do diálogo ou defesa pessoal" no caso de indivíduos.
5. O Karate pertence ao Budô e carrega em si todos os conceitos acima indicados.

Portanto, a minha resposta à questão acima é.

"O Karate é, de fato, uma arte marcial que aprimora o físico e a auto-confiança do praticante através da prática do desporto de combate, contribuindo de forma consistente para a harmonia social."

Ou seja, o Karate tanto é "Arte Marcial" (no sentido oriental e contributo de harmonia social) como Desporto de Combate (como condicionamento físico militar ou desportivo)!

押忍
Osu



Nenhum comentário:

Postar um comentário