terça-feira, 6 de dezembro de 2011

37. Hara e Saika-tanden.


Eis uma pergunta que pode ser ouvida frequentemente em estágios de Karate: 

"Como se utiliza a energia que se origina no Hara?"

Em primeiro lugar devemos entender que associar o termo japonês "HARA"  a uma suposta e mística "energia" não tem qualquer fundamento! (... A não ser para um certo tipo de instrutor que finge estar "acima dos demais mortais".)

Não use a palavra HARA quando se referindo à energia e Karate... basicamente porque está errado. Ao invés disso, use a expressão correta SAIKA-TANDEN 最下丹田 (ou TANDEN 丹田).

Então alguém perguntaria: "Hara e Tanden são a mesma coisa?


Não! Hara e Saika-tanden não são a mesma coisa. Mas, infelizmente, existem pessoas - pior, existem instrutores - que ensinam ambas as palavras como se elas tivessem o mesmo significado, mas isso está errado.


Quem vai freqüentemente a estágios e cursos, invariavelmente irá encontrar o termo HARA dito e indicado por instrutores para definir de onde deve partir a força para que a técnica de Karate seja efetiva... Mas os instrutores que utilizam estes termos sabem a que se referem? Freqüentemente: NÃO.

Uma coisa é certa: HARA está completamente errado em se tratando de centro de energia (seja para que técnica for), pois há uma grande diferença entre HARA e TANDEN no que se refere a "energia" propriamente dita e (HARA) não deve ser utilizado em Karate... pelo menos por aqueles que entendem ao que os termos se referem.

Apesar de eu não gostar de ir pela via "transcendente" do Karate, eu nunca disse que esta via não existia, de fato, existe, mas são raríssimos aqueles que trilham este caminho. Apenas digo que alguns instrutores por não saberem a teoria do Karate freqüentemente mandam muitas explicações para a "transcendência" a fim de poderem escapar de situações embaraçosas. Portanto, faz-se necessária a explicação de ambos os termos para que possamos entender o motivo pelo qual está errado utilizar o termo HARA no Karate.

Pois bem, sem aprofundar muito a questão "transcendental" (pois existem mestres de meditação muito mais capacitados do que eu para falar sobre isso), vamos diretos ao assunto... HARA é o termo utilizado comumente por pessoas que não sabem do que estão a falar para expressar o ponto a partir do qual deve fluir a energia para dar potência às técnicas do Karate, mas isso não é verdade. Na realidade a situação real é esta:

腹 HARA significa "abdômen, barriga ou estômago" propriamente ditos, um termo muito informal e pouco educado... e de onde NÃO HÁ ENERGIA alguma que possa ajudar qualquer técnica a ser feita de forma mais (ou menos) potente.

最下丹田 SAIKA-TANDEN, por outro lado, é o ponto abaixo do umbigo que é o foco para as técnicas internas de meditação. Aqui SIM há energia envolvida! Mas indicar este ponto por si só não garante que se saiba a posição correta do SAIKA-TANDEN (também conhecido apenas por TANDEN), mas, na pior das hipóteses, efetivamente posiciona o centro de energia no lugar certo!

Saber exatamente onde se situa o SAIKA-TANDEN e utilizá-lo corretamente leva ANOS de prática e pedir que os iniciantes (seja a graduação que este iniciante possa ter) usem esta "energia" sem que se saiba realmente do que se está a falar parece-me um tanto imbecil.

Mais uma vez, pesquisar, estudar e realmente entender o Karate como um todo é necessário... e isso depende do maior ou menor grau de interesse que cada um tem a respeito da arte que praticam.

2 comentários:

  1. A primeira exposição coerente do assunto que vi na internet. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, obrigado pelas palavras de apoio. Foram dezenas de anos de ensino transmitido oralmente e muita informação se perdeu nessa passagem oral. Depois disso, vieram as "traduções" e mais informações foram perdidas. Pode-se dizer que MUITO ainda está por ser descoberto a fim de apontar as Vias Marciais Japonesas para o seu real significado. Mas se não dermos um passo nesse sentido, nada vai mudar! :) Como eu costumo dizer, eu não sou SENSEI eu sou "SEM SEI". Aprende-se um pouquinho a cada dia!

    ResponderExcluir