segunda-feira, 30 de setembro de 2013

119. Proposta indecente.

Quando estava por fazer vestibular para entrar na Universidade, aprendi uma regra bastante simples para ser aprovado no teste de redação (teste que derruba a maioria dos candidatos no acesso ao ensino superior).

A regra é assim: "o corpo de uma redação está dividido em 5 partes, ou sejam, I + + - C (ou também pode ser « I - - + C »)". 

A saber:

"I" = Introdução. [Não há dúvida que blá blá blá...]
"+" = Um ponto positivo sobre o assunto. [Pode-se afirmar que blá blá blá...]
"+" = Outro ponto positivo sobre o mesmo assunto. [Além disso, blá blá blá...]
"-" = Um ponto negativo sobre o assunto. [Por outro lado, blá blá blá...]
"C" = Conclusão. [Portanto (Desta forma), conclui-se que blá blá blá...]

Os pontos positivos podem ser negativos e vice versa.
(Além disso, não precisam de ser "dois" pontos positivos/negativos... podem ser tantos quantos forem necessários para expor a sua ideia.)

Vamos ao exemplo... 

[INTRODUÇÃO.] (Tudo que escrevi acima mais a frase seguinte.)
Alguém agora vai perguntar: "E o que este assunto tem isto a ver com artes marciais?"

[1º PONTO POSITIVO.]
A resposta é bastante simples: se notaram, o "corpo da redação" é composto de pontos POSITIVOS e NEGATIVOS (em maior e menor graus). Isto quer dizer que TODO ASSUNTO tem o seu lado positivo e o seu lado negativo, variando com a opinião de quem faz a redação.
Assim, caros amigos e praticantes de artes marciais, uma das formas de exporem as vossas opiniões sobre artes marciais seria levar em consideração esta regra simples de desenvolvimento de uma matéria, pois ela sempre irá apresentar os dois lados da questão abordada.

[2º PONTO POSITIVO.]
Além disso, este tipo de abordagem faz com que pontos distintos (bons e maus) sejam abordados de forma mais ou menos imparcial... o que aumenta a credibilidade do assunto apresentado.

[1º PONTO NEGATIVO]
Por outro lado, para aquelas pessoas que não estão acostumadas a fazer uma estruturação de uma matéria a respeito da arte marcial que pratica, inicialmente, poderão ter as seguintes reações: "Eu quero lá saber disso, o que eu sei, sei. Não preciso de procurar os dois lados (positivos e negativos) do que eu quero expor!", "Agora tenho de aprender redação para falar de artes marciais?", "Isto é uma perda de tempo!" e tantas outras coisas (pouco racionais) que só irão demonstrar a sua falta de preparo efetivo e fundamentação superficial a respeito do que está a apresentar. Isto fará com que a credibilidade e sustento da sua opinião pareçam enfraquecidos. E o que menos se quer, num debate, é que a nossa opinião seja questionável ou careça de reflexão.

[CONCLUSÃO.]
Portanto, o que eu proponho é que, se quisermos apresentar um assunto de forma sólida a respeito de uma ou mais artes marciais, devemos abordá-lo a partir de vários ângulos, sob vários aspectos, a fim de que a abrangência da nossa opinião possa atingir um maior universo de ouvintes ou leitores.
Isto, como se pode ver, é a "fundamentação" de um assunto, a busca de uma opinião sólida e, em última análise, é a fundamentação completamente válida de uma apresentação de ideias sobre as artes marciais.

押忍 OSU!

m( _  _ )m 

Nota: Eu fui o 1º lugar no ano em que fiz vestibular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário