segunda-feira, 23 de setembro de 2013

102. UVAS #01 - O Budō.


ESTOU DE VOLTA (para alegria de uns e desespero de outros)!

Voltando à carga, como sempre, vamos acertar uns pontinhos (nada de novidade)!

Inúmeros são os instrutores que publicam livros, abrem "sites" e "blogs" na internet, mas raros são aqueles que se preocupam em pesquisar alguma coisa! E quando não têm argumentação válida para os disparates que estão a dizer, ficam a "choramingar" pela "net" a fim de que alguém sinta pena deles... Isso é patético!

Toda esta situação constrangedora poderia ser facilmente evitada se, ao invés de ficarem a se lamentar e a mandar bocas sobre o que eu escrevo (sem pesquisar coisa alguma ou apresentar fundamentação válida), pesquisassem e apresentassem uma argumentação de forma racional.

Aprendam certo, ensinem certo!

Além disso, eu SEMPRE digo que não tomem o que eu escrevo à risca... pesquisem e verifiquem se o que digo é ou não válido! Mas eu sei que estes "instrutores" não vão pesquisar ou tentar contrapor uma argumentação minimamente inteligente! Por quê? Porque é muito mais fácil ficar com "fofocas", "bocas", "choramingos", "lavação de roupa suja" do que estudar, né?  (^_^)

Portanto, para estes instrutores em particular - que veem o Budō como "Uvas a serem vendidas" - deixo apenas a lembrança de que há muito a ser estudado e não devemos ficar perdendo tempo com lamentações e desculpas medíocres para validar a informação errada que se está a transmitir.

Todos reclamam do estado das coisas no mundo marcial, mas, na verdade, a esmagadora maioria dos instrutores são os alicerces deste descalabro que chamamos "ensino" das Artes Marciais Japonesas. (Naturalmente, há exceções!)

Aos bons instrutores e àqueles que se interessam por apresentar uma informação o mais correta possível, deixo a certeza de que o caminho é difícil (não só o treino, a pesquisa e o estudo), mas uma porção de "calhaus" que irão - a todo custo - tentar impedir o vosso avanço no caminho que escolheram trilhar!

Mas o que seria do KARATEKA sem luta? (^_^)

頑張って!
Ganbatte!
Força!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

*** ENCERRANDO OUTRO ASSUNTO PENDENTE. ***

Um dos assunto que eu me recuso a falar é a transcrição correta da palavra OSU. Isso já foi fundamentado e os defensores da grafia errada do "OSS" ainda não conseguiram demonstrar que eu estou errado. Portanto, isso é um assunto morto e enterrado!

Mas hoje quero encerrar mais um assunto que ainda está meio "atravessado"...

Então, vamos a isto!

Não é surpresa para ninguém que a minha forma de escrita é direta, sem "palavrinhas lindinhas" (que na maioria dos casos são "falsa humildade" a fim de angariar simpatia para quem as profere... E eu não preciso disso!). 

Também não é novidade alguma que não me importa absolutamente nada se há pessoas que não gostam da minha forma de expressão. Bem... É a vida!

Mas deixem que eu vos conte um caso interessante, para comprovar alguns pontos interessantes sobre o ser humano e a sua hipocrisia. O mesmo ser humano que depois vem pregar moral de cuecas!

Há um tempo atrás, uma instrutora (não vou citar nome nem estilo, porque não vale nem a pena citar quem é), perguntou-me se eu poderia ajudar a resolver o problema que o pai dela tinha a nível de escrita de cartas para o Japão e se havia uma maneira de ele poder fazer isto de forma mais fácil. Como é meu costume, indiquei-lhe o JWP (Japanese Word Processor) que é um programa gratuito e que resolveria o problema do pai dela.

Para minha surpresa, uns dias mais tarde, ela encerra a amizade comigo, sem nada dizer e começa a mandar "bocas" e a falar muito mal de mim... (Não que isso me importe alguma coisa (^_^) pois ela é mais uma que está a tentar manter o Karate na idade das trevas!)

Agora vamos lá aos fatos:

1. Na minha terra, a esse tipo de atitude chama-se "mau caráter", "falsidade", "duas caras", uma vez que até resolver o problema do pai dela, ela aparentemente era minha "amiga"...

2. Se ela seguisse a tradição dos seus antepassados japoneses teria a ideia do que "honra", "verdade", "retidão de atitude", "honestidade" e "Giri" significam... coisa que comprovadamente não é o caso! 

Isto só confirma a 100% o que eu venho dizendo já há alguns anos: não é por ter "cara" de japonês, por ser "descendente" de japonês ou mesmo por "ser" japonês que uma pessoa sabe e vive a tradição e cultura japonesa antigas!

Querem uma prova disto? Quantos de nós nunca entraram num "centro de tradições" dos nossos países? 

O mesmo acontece com japoneses... nem todos estudam ou vivem a cultura nipônica!

Estas atitudes vis, baixas, falsas e desonestas já haviam sido indicadas como existindo no povo japonês por Yamamoto na obra Hagakure (^_~) no século XVII e, portanto, não são novidades no próprio Japão! 

Tenham certeza também que há muito japonês "armado" em "mestre" apenas por causa da aparência! 

Nem todo Chinês sabe Kung-Fu! (^_^)

Sem ter necessidade de um grande esforço mental, pode-se afirmar com certeza que, como em qualquer lugar do planeta, há pessoas boas, há pessoas más e há pessoas falsas (que são as piores)!

3. Mesmo com a minha forma de expressão um tanto "bruta", "tosca" (e que irá continuar a ser como é), nunca houve NINGUÉM que tenha pedido a minha ajuda (até mesmo esta criatura desprezível) e que eu não tenha ajudado. (Pode ter acontecido, por outro lado, de pedirem a minha ajuda e não quererem se esforçar para obterem a resposta que procuravam... mas isso já é outra história!)

Portanto, meus amigos, antes de mandarem as suas "boquinhas", lembrem-se que ainda não me viram ser falso seja com quem for

E é desta forma que eu considero este assunto encerrado para todo o sempre! (^_^)

Nenhum comentário:

Postar um comentário