quinta-feira, 11 de agosto de 2016

231. A BASE DA BASE.


Existem conceitos que orientam todo o treino militar japonês, entre estes conceitos estão três que eu considero fundamentais:
==========
1º - BUNBU-ICHI 文武一.
A expressão "BUNBU-ICHI" está dividida em três ideogramas que correspondem a três partes distintas do desenvolvimento intelectual e físico do guerreiro:
文 BUN: Literatura.
武 BU: Militarismo.
一 ICHI: 1, o número um.
Antigamente, dizia-se que "O estudo da literatura militar (BUN - "teoria") e o exercício do militarismo (BU - "prática") deveria ser feito como se de uma única coisa (ICHI - "Um, Unidade, Unificação") se tratassem". Hoje em dia, ouve-se muito: "o que importa é suar o Kimono"... mas tudo na vida são escolhas.
Tradicionalmente, uma "Arte Marcial" é composta por 50% de teoria e 50% de prática e estas percentagens são feitas em simultâneo. A teoria fundamenta a prática e a prática valida a teoria.
Tem gente que se contenta com 50% de prática apenas e abandona o estudo... Estão felizes com a metade do conhecimento que as suas artes poderiam fornecer... Escolhas!  
Portanto, para mim, "estudar" e "treinar" têm a mesma importância!
==========
2º - SHINGITAI 心技体.
A expressão "SHINGITAI" está dividida em três ideogramas que correspondem a três partes distintas do desenvolvimento do treino do guerreiro:
心 SHIN: Espírito, intenção, força de vontade, pensamento etc..
技 GI: Técnica(s).
体 TAI: Corpo (condicionamento físico).
Antigamente, o ensino militar dava prioridade a cada parte em particular, sendo o desenvolvimento do "Espírito" o mais importante e o condicionamento físico o menos importante. Em regra geral pode-se dizer que o desenvolvimento do:
心 SHIN "Espírito" (força de vontade) ocupava 50% do treino.
技 GI "Técnicas" ocupavam 30% do treino.
体 TAI "Condicionamento Físico" ocupava 20% do treino.
Não adianta ter uma "Técnica (GI)" forte se o "Espírito (SHIN)" for fraco!
A vida é composta de lutas, diariamente somos colocados à prova e, em muitos casos, o espírito é o que falta para que muitos problemas e adversidades sejam superados. O mesmo acontece dentro dos Dōjō: o cansaço, a preguiça, a insegurança, os medos... tudo é obstáculo para um "Espírito" fraco.
Por isso, a forja do "Espírito", da força de vontade, da intenção correta continua a ser o mais importante no treino militar Japonês (e daqueles que escolheram o "DŌ" como caminho a seguir).
Da mesma forma, também não adianta ter um grande "Condicionamento Físico (TAI)" se as "Técnicas (GI)" não forem efetivas!
Apontar o ataque para um nível qualquer (JŌDAN "nível superior", CHŪDAN "nível médio" ou GEDAN "nível inferior") NUNCA irá substituir uma técnica que vise um KYŪSHO "ponto vital"! Portanto, o treino CORRETO das "Técnicas (GI)" também é muito importante!
Por último, vem o "Condicionamento Físico (TAI)". Manter a saúde e o corpo preparado para as adversidades é fundamental para quem vai entrar em combate - quer na luta do dia a dia, quer no Shiai (combate real) ou Kumite (combate desportivo). Portanto, preservar o aspecto físico também é importante no "Caminho" que se pratica. 
Para mim, esses conceitos são tão atuais e importantes como eram nos tempos antigos!
==========
3º - HEIHŌ NO SHIYŌSO 兵法之四要素.
A expressão HEIHŌ NO SHIYŌSO significa literalmente "Os quatro elementos da estratégia" e são eles:
一眼 ICHIGAN - "Primeiro, observar".
二足 NISOKU - "Segundo, movimentar-se".
三胆 SANTAN - "Terceiro, coragem".
四力 SHIRIKI - "Quarto, Força"!
Essa é a atitude diante da vida e é a mesma atitude diante do combate real. Primeiro devemos observar a situação [ICHIGAN], sem premeditação e com muita atenção. Se alguém tiver a sua prática fundamentada numa teoria sólida (BUNBU-ICHI), um espírito forte, aliado a técnicas efetivas e condicionamento físico considerável (SHINGITAI), nesse ponto sabe como aproximar do problema/adversário [NISOKU] e, com o "Espírito" preparado, terá coragem suficiente [SANTAN] para definir a linha de ataque, a melhor estratégia de acordo com as suas capacidades. Tendo definido a estratégia, lança-se ao problema com tudo o que tem, com tudo que aprendeu ao longo do treino [SHIRIKI] e assim encara o problema com o ESPÍRITO de ontem com o frescor do dia de hoje.
==========
Era, é e sempre será assim o treino tradicional Japonês!
Há outras abordagens? Claro que há! Mas esta é a "minha" abordagem, é a abordagem que eu defendo, é a abordagem que eu ensino e uso como padrão para comparar com as demais abordagens.
Não! Ninguém tem de pensar como eu penso... mas eu sou feliz assim! (^_^)

2 comentários:

  1. Bom dia meu amigo! Essa é uma excelente explicação, a melhor que já vi até hoje sobre o assunto. Eu sempre falei para meus alunos que a força de vontade é o fator principal não só no treinamento das artes marciais mas também em nossas vida. Se desistirmos na primeira dificuldade nunca chegaremos a nenhum lugar. Força de vontade para insistir e persistir sempre, esse é o caminho. Osu!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rogério. Epa... demorei "um pouco" a ver o seu comentário, pois há muito este blog deixou de ser prioridade para mim (uma vez que eu achei que já havia dito tudo que achava interessante que outros soubessem).
    Concordo com o que disseste. Infelizmente, na sociedade atual e no ensino das Vias Militares, há uma alteração de valores um tanto preocupantes. A capacidade de escolha do caminho a seguir depende do número de alternativas a teu dispor. Umas alternativas serão mais válidas do que outras, mas, independentemente do que escolhas, sempre haverá consequências... boas ou más. Força!

    ResponderExcluir