domingo, 12 de outubro de 2014

219. Fujian...

O JOAQUIM E O MANUEL VÃO A PORTUGAL APRENDER KARATE.
Nas primeiras décadas do século XIX, o Joaquim morava no arquipélago dos Açores e decide que vai a Portugal aprender Karate. 
Passados alguns anos, Joaquim retorna de Portugal e diz que aprendeu Karate com o mestre "João" e funda a sua escola de Karate.
Algum tempo mais tarde, o Manuel, também residente nos Açores, vai a Portugal com a mesma finalidade: aprender karate.
Passados alguns anos, Manuel retorna de Portugal e diz que aprendeu Karate com o mestre "João" e, como o Joaquim, também funda a sua escola de Karate… contudo a escola do Manuel apresenta algumas características diferentes se comparadas com a escola do Joaquim.
E assim temos a história do começo do Karate no arquipélago dos Açores!
------------------------------------------------------------------------------

O que está a faltar nesta estória?

1º - Pode-se afirmar que o Joaquim e o Manuel foram para a mesma cidade em Portugal? Indubitavelmente: NÃO! Um poderia ter ido para Lisboa e o outro para Faro. Um poderia ter desembarcado no Porto e o outro em Sagres… "Ir a Portugal para aprender artes marciais" é muito "vago" e não especifica absolutamente nada!

2º - Pode-se afirmar que o mestre “João” é a mesma pessoa que ensinou ao Joaquim e ao Manuel? Indubitavelmente: NÃO! O nome “João” por si só não diz nada… e, considerando-se que os nomes de família Portugueses também podem ser idênticos, afirmar que se trata da mesma pessoa é um erro de novato a nível de pesquisa histórica!

Portanto, não se tem informação suficiente para “afirmar”, com 100% de certezas de que o Joaquim e o Manuel tenham:
1 - estado no mesmo local em Portugal,
2 - treinado com a mesma pessoa ou
3 - aprendido a mesma coisa.
------------------------------------------------------------------------------

Isso tudo para explicar, de forma simples, o que se passou com a história do Karate e da ida dos mestres de Okinawa a Fujian (China) para aprenderem artes marciais.

Em primeiro lugar, Fujian é uma província Chinesa (e não uma cidade ou um lugar minúsculo) com uma área de 121.400 Km2... Apenas para dar uma ideia, Portugal tem uma área de 92.090 Km2… ou seja, a província de Fujian, por si só, é maior que Portugal! 

Em segundo lugar, não sei se notaram, NINGUÉM diz para ONDE em Fujian foram os referidos mestres antigos. Lembrem-se: Fujian é maior que Portugal! Quem disse que os mestres de Okinawa foram exatamente para os mesmos locais em Fujian?

Em terceiro lugar, os mestres eram de Okinawa e estavam na China, as línguas são completamente distintas! Não seria de se esperar problemas como um “mestre João”, uma vez que a língua Chinesa é toda monossilábica?

E, para concluir, NÃO EXISTE QUALQUER DOCUMENTO OFICIAL que comprove a existência do “alegado” mestre “Rū Rū Kō” na China ou em Fujian. Estamos perante a mais um problema de pronúncia Chinesa por parte dos mestres de Okinawa? (Esta suposição é bastante plausível!)

Portanto, insistir em algo que não pode ser comprovado – já tendo equipas especializadas e habilitadas Japonesas e de Okinawa que falharam nesta “demanda” – parece-me ser como “procurar ninhos de cavalos”, uma vez que há muito mais coisas “sólidas” a nível de Karate com o que devemos realmente nos preocupar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário