sexta-feira, 10 de agosto de 2012

87. KIAI, por Neri Satter de Mello.


EXPLICAÇÃO DO PROCESSO DE FUNCIONAMENTO CAUSADO PELO KIAI.

   KIAI quer dizer união dos espíritos, pode ser um fenômeno psicofisiológico ou puramente fisiológico. Ao executá-lo, o indivíduo reúne todas as forças internas e externas, resultando no máximo de energia do corpo. Mas o KIAI não é um som comum, é um som impregnado de vontade e, dependendo da sua intensidade, pode atuar de várias maneiras. Ao gritar com o seu cão que corre, você poderá fazê-lo diminuir a marcha, parar ou mesmo fazê-lo voltar. Esses gritos são KIAIS, assim como são KIAIS o grito do pai para que o filho obedeça, o grito do guerreiro ao atacar o inimigo, o grunhido que se emite ao levantar algo demasiadamente pesado, o HAN do lenhador ao aplicar a machadada. Enfim, poderíamos citar inúmeros exemplos de que as pessoas usam o KIAI sem o saber.
   O KIAI atua no cérebro do adversário e dependendo do tom e da determinação que é desenvolvida, pode momentaneamente paralisá-lo pelo medo e pela surpresa e, em consequência, ocasionar um desequilírio corporal. Sobrepondo-se aos fenômenos da influência física que a intensidade  do KIAI pode causar, com o efeito da surpresa ou do temor, a síncope surge com mais facilidade. Mas os efeitos do KIAI podem ainda ir mais longe do que se pode imaginar. Por meio do KIAI é possível fazer uma pessoa acometida de um desmaio, recuperar os sentidos. Trata-se de um KIAI diferente. Não, para melhor explicação, daremos o seguinte exemplo: um choque elétrico pode fazer desmaiar uma pessoa e até causar-lhe a morte. Entretanto, sabemos que por meio de choques já foram recuperadas e salvas muitas vidas. Nos casos de reanimação, deve-se usar os tons mais agudos e altos e, ao contrário, para provocar a síncope deve-se usar os tons mais graves e baixos.
   KIAI é a denominação para explicar o fenômeno, os tons emitidos podem ser variados, mas os mais usados são os que se seguem: YAAA, SAAA, OOOS, HAAA.

A SÍNCOPE PELO KIAI.

   Por intermédio do ouvido médio, um som brutal intenso pode provocar uma contração repentina e muito viva da cadeia de ossinhos e acarretar ao mesmo tempo uma certa dor, um reflexo vegetativo inibidor, embaraçando as vias que vão desde o ouvido interno até o sistema cardíaco que, em consequência, causa a diminuição da pressão arterial e do ritmo cardíaco. Este fenômeno vindo a juntar-se com a surpresa e temor, causa a síncope com mais facilidade. Mesmo usando tons iguais pode-se causar síncope e reanimação. No caso de reanimação, o KIAI age de maneira oposta ao de provocar  síncope, ou seja, provoca a excitação e a aceleração das funções respiratórias e cardíacas. Entenda-se que neste caso o KIAI deixa de agir por influência psicofisiológica, pois estando o paciente em síncope consequentemente está fechado a todas as manifestações mentais.

in SINOPSE DO JUDÔ (1976).
Neri Satter de Mello, página 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário